
Fico sempre algo melancólica no dia 26 de Dezembro... É sempre um sentimento estranho ao acordar e pensar "Já passou o Natal", parece que estamos a viver num mundo encantado durante alguns dias e depois acordamos, estranhamos o sítio onde estamos e só vagarosamente voltamos à realidade. Custa-me pensar "o que é que vou fazer hoje?", olhar para o lado e ver que falta a azáfama da família, mexer e remexer nos presentes ainda por arrumar em busca de pedaços dos dois dias anteriores. É o dia em que leio, volto a ler e ainda releio os postais que me escrevem pelo Natal, o dia em que penso em cada pessoa, o dia em que faço os meus balanços do que passou e do que (não) planeio estar para vir.
Sim, o dia 26 não é só uma caixa de memórias dos dias natalícios, é uma caixa de memórias de todo o ano. É quando fico, pela noite, inevitavelmente sozinha a olhar para a minha luminosa árvore de Natal e a pensar como algumas pessoas fazem falta perto de mim nesta altura, como gostaria de lhes dar um abraço e dizer tudo o que não disse quando era tempo. É quando, de facto, sinto necessidade de dizer às pessoas que amo o quanto são parte de mim e que elas sim, tornam o meu Natal feliz.
O Natal já passou, e é com pezinhos de lã que saio dele, para não o acordar e não estragar tudo o que aconteceu. Vem aí o ano novo, os velhos e novos sonhos, alguns realizados e outros sempre por concretizar, as amizades de e para sempre, a família. Sim, sim, o Natal já passou, em breve as luzes vão ser retiradas das casas, das ruas, os enfeites vão ser guardados até à chegada do próximo sonho branco e no dia 26 isso custa-me, porque no Natal as pessoas são mais bonitas, as pessoas juntam-se por alguma causa, consumistas ou não, procuram agradar e aumentar os egos, dar mais cor à alma dos que lhes são próximos. No Natal o tempo pára e dar corda ao relógio outra vez deixa-me como uma menina a quem tiraram o seu boneco novo, sem saber bem para onde se virar. E são as pessoas que "estão cá sempre" que fazem a vida andar e acreditarmos que o próximo ano será muito melhor do que este que passou.