quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Bye Bye Santa!


Fico sempre algo melancólica no dia 26 de Dezembro... É sempre um sentimento estranho ao acordar e pensar "Já passou o Natal", parece que estamos a viver num mundo encantado durante alguns dias e depois acordamos, estranhamos o sítio onde estamos e só vagarosamente voltamos à realidade. Custa-me pensar "o que é que vou fazer hoje?", olhar para o lado e ver que falta a azáfama da família, mexer e remexer nos presentes ainda por arrumar em busca de pedaços dos dois dias anteriores. É o dia em que leio, volto a ler e ainda releio os postais que me escrevem pelo Natal, o dia em que penso em cada pessoa, o dia em que faço os meus balanços do que passou e do que (não) planeio estar para vir.
Sim, o dia 26 não é só uma caixa de memórias dos dias natalícios, é uma caixa de memórias de todo o ano. É quando fico, pela noite, inevitavelmente sozinha a olhar para a minha luminosa árvore de Natal e a pensar como algumas pessoas fazem falta perto de mim nesta altura, como gostaria de lhes dar um abraço e dizer tudo o que não disse quando era tempo. É quando, de facto, sinto necessidade de dizer às pessoas que amo o quanto são parte de mim e que elas sim, tornam o meu Natal feliz.
O Natal já passou, e é com pezinhos de lã que saio dele, para não o acordar e não estragar tudo o que aconteceu. Vem aí o ano novo, os velhos e novos sonhos, alguns realizados e outros sempre por concretizar, as amizades de e para sempre, a família. Sim, sim, o Natal já passou, em breve as luzes vão ser retiradas das casas, das ruas, os enfeites vão ser guardados até à chegada do próximo sonho branco e no dia 26 isso custa-me, porque no Natal as pessoas são mais bonitas, as pessoas juntam-se por alguma causa, consumistas ou não, procuram agradar e aumentar os egos, dar mais cor à alma dos que lhes são próximos. No Natal o tempo pára e dar corda ao relógio outra vez deixa-me como uma menina a quem tiraram o seu boneco novo, sem saber bem para onde se virar. E são as pessoas que "estão cá sempre" que fazem a vida andar e acreditarmos que o próximo ano será muito melhor do que este que passou.

3 comentários:

Anónimo disse...

agora vai o Pai Natal nas renas a voltar para o polo norte, já fez o seu trabalhinho a deixar as crianças felizes com as prendinhas! acho que ele nos contagia a todos, em conjunto com todas as outras coisas e preparativos desta epoca especial. dissemos adeus, mas fica ali um pequeno soluço de voltar atrás mais umas horinhas só para viver mais uma vez ali este ou aquele momento destes dias. Tudo de Bom :)

Anónimo disse...

Apesar de frequentemente te ler em silêncio hoje não resisti a deixar-te algumas palavrinhas...não tão bonitas como as tuas mas, apesar de simples e singelas, são de coração.
Ao ler-te senti saudade...que é talvez a palavra mais bonita do dicionário da minha vida...e que ganha significado com os momentos em que sozinha olhas para as luzes da tua árvore, quando procuras vestígios dos dois dias anteriores, quando reles os postais recebidos...e quando te lembras que na memória é possível criar imaginação e na melancolia é possível criar força! a vida continua a ter sentido, apesar de já não ser natal! quando o tempo passa, o livro da nossa História ganha novas páginas escritas que um dia, mais tarde, vais sorrir ao lê-las quando estiveres sentada em frente à tua árvore, nos dias 26 de cada ano, de mãos dadas à palavra saudade...*

Joanne disse...

O Natal passa sempre depressa demais, é um aborrecimento, tanto tento de volta da arvore, da comida e dos presentes e no dia 26 ja tda gente acha piroso a arvore e afins e ja so pensa nos saldos e nas roupas cheias de brilhantes e purpurinas para a passagem do ano...cest la vie! mas para o ano é certo vamos voltar a fazer tudo outra vez sem pensar que o dia 26 existe mm e vai chegar!